Como utilizar?
Conquistar o seu bem tão sonhado é um processo que requer tempo e planejamento. Por isso, é importante conhecer como funciona a aquisição de um consórcio, quais são as regras e quais são os seus direitos como consorciado. Depois de decidir a melhor opção e assinar o contrato, você se torna um consorciado e passa a ser identificado pelo número da sua cota no grupo.
Uma cota de consórcio basicamente é a parte que cada participante detém na formação do saldo do grupo que participa. É ela que garante o direito de participação nas assembleias realizadas mensalmente. No momento da constituição do grupo de consórcio, cada cota recebe uma numeração individual que será sua identificação entre os demais participantes.
O sorteio contempla de forma aleatória um ou mais participantes do grupo, conforme o valor total disponível em caixa, para ter acesso à carta de crédito com o montante correspondente ao plano contratado. Até o fim do grupo, todos os consorciados serão contemplados para adquirir o bem ou serviço; o sorteio serve, então, apenas para definir a ordem de recebimento.
Outra forma de contemplação é o lance, que é semelhante à antecipação de parcelas: em uma espécie de leilão, o consorciado oferece o maior número de parcelas que consegue antecipar, aumentando suas chances de ser contemplado, durante as assembleias mensais.
O lance ocorre após os sorteios. As ofertas devem ser enviadas com um determinado tempo de antecedência do realização da Assembleia, informando a quantidade de parcelas a antecipar ou o percentual da carta de crédito a ser ofertado.
A contemplação é o principal objetivo de um consórcio, uma vez que é por meio dela que o consorciado tem acesso à carta de crédito, a qual possibilita a aquisição do bem ou serviço.
É importante ressaltar que, para ter acesso efetivo à carta de crédito, o consorciado precisa atentar aos detalhes do processo que se inicia após a contemplação. O participante deve cumprir com algumas obrigações básicas antes de ter acesso à carta de crédito.